NOVIDADES

CONSUMIDOR CONHEÇA SEUS DIREITOS NA BLACK FRIDAY
17/11/2020

O próximo dia 27 de novembro se aproxima e promete movimentar o mercado varejista em todo território nacional com a chamada Black Friday, dia mundial de descontos nos mais variados setores econômicos.

Mas fique atento, pois no Brasil é comum espertalhões se utilizarem da data para praticarem diversos golpes e fraudes.

Atento a isso o Procon/RS elaborou algumas dicas para o consumidor:

1) Planejar-se: é importante realizar uma pesquisa de preços antecipadamente para comparar os produtos de diferentes marcas e garantir a certificação da real promoção;
2) Links suspeitos: o consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou nas redes sociais, fazendo sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência pelo site da marca;
3) Nota Fiscal é obrigatória: exija sempre a nota fiscal para comprovar a relação de consumo e ter direito à garantia do produto e/ou serviço;
4) Cuide dos detalhes: fique atento ao prazo de entrega do produto, bem como verifique as informações sobre a política de troca da empresa a fim de evitar problemas futuros;
5) Cuidado na hora de confirmar a compra: nas compras realizadas via site ou aplicativo da loja, sempre deve-se verificar se o preço no carrinho virtual não foi alterado;
6) Item danificado: os produtos com defeitos devem ser encaminhados para a assistência técnica e o reparo deve ser feito em até 30 dias;
7) Cuide o site que você pretende comprar: fique atento às compras pela internet. Sempre busque informações sobre os sites junto a um órgão de defesa do consumidor;
8) Proteção garantida: quando acessar um site de compras, verifique se ele possui o cadeado de segurança e mantenha seu antivírus sempre atualizado;
9) Promessa é dívida: é obrigação do fornecedor garantir tudo o que foi prometido no site ou nos anúncios;
10) Direito de arrependimento: o consumidor pode exercitar seu direito de arrependimento de compra feita pela internet no prazo de 7 dias, a contar do recebimento do produto ou do serviço contratado;
11) Faça o registro da compra: documente todos os passos da compra virtual, inclusive com o e-mail do fornecedor, para casos de troca ou não recebimento do produto;
12) Preço junto com o item: os produtos expostos em vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, deve ser informado o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas;
13) Cuide com as formas de pagamento: desconfie e evite prosseguir com a compra em caso de contratação de produto/serviço por meio virtual, quando só estiver disponível a forma de pagamento em boleto bancário, sendo que no anúncio da oferta constavam diversas formas para pagamento.

 Fonte:  

https://www.procon.rs.gov.br/proconrs-reforca-os-cuidados-que-a-populacao-deve-obter-na-black-friday


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