NOVIDADES

VOCÊ SABE O QUE É CONCILIAÇÃO E O QUE É MEDIAÇÃO?
29/09/2020

A técnica da conciliação consiste na intervenção de um profissional, de forma imparcial, por meio da escuta e da investigação das partes e da situação, que auxiliará aqueles que estão em conflito para que negociem no sentido de elaborar um acordo que atenda aos interesses de todos os envolvidos.

A mediação também é um meio de lidar com uma situação de conflito, a fim de que seja facilitada a comunicação entre as pessoas e de que se melhore a forma com que elas lidarão com a disputa travada. O mediador será uma pessoa escolhida pelas partes, ou aceita por elas, quando for nomeada.

Como métodos de solução consensual de conflitos, a mediação e a conciliação representam efetivos instrumentos para a pacificação e resolução de conflitos, evitando demandas judiciais exaustivas e onerosas.

(procure sempre um profissional capacitado para lhe auxiliar)

Com a entrada da Lei 13.140/2015, que trata do uso da mediação para solução de conflitos, inclusive em questões que envolvam a administração pública, o objetivo é por meio de acordos “reduzir o volume de processos no Poder Judiciário”.

Esse cenário, até hoje, é acompanhado de incertezas e inseguranças, tanto que sua implantação não está totalmente concluída como prevista no ordenamento jurídico, embora a inserção do CPC e leis adjacentes.

As formas de resolução da lide, se bem aplicada colabora com a pacificação social, resolvem o litígio, e é de suma importância o cumprimento da Resolução 125/2010 do CNJ, por ser uma ferramenta inovadora que auxilia o profissional de direito, assim visam o afunilamento das demandas.

Tais institutos vêm ganhando amplo destaque no cenário jurídico brasileiro, mormente a partir da entrada da Lei nº 13.140 de 26 de junho de 2015, a qual dispõe sobre a mediação judicial e extrajudicial, assim como o novo regramento processual, por meio do Código de Processo Civil de 2015, Lei nº 13.105/15.


topo voltar